Oradores Animais de Produção

Professor Donald Broom


Donald Broom formou-se em Ciências Naturais (Zoologia) na Universidade de Cambridge, Reino Unido, em 1964. Completou o seu doutoramento sobre desenvolvimento comportamental em 1967, sob a coordenação de Bill Thorpe. Mais tarde obteve o seu Doutoramento em Ciências em Cambridge. Trabalhou em comportamento e bem estar animal de novilhos e porcas secas relativamente ao seu estabulamento; the role of behaviour in relation to the transmission of fish parasites, summer mastitis and bovine tuberculosis; olfactory and auditory communication in rodents and deer; salmonid behaviour; motivational mechanisms and the description of activity rhythms. He was a visiting professor, lecturer, researcher for three month periods in the University of California Berkeley 1969, the University of the West Indies Trinidad 1972 and CSIRO Perth in 1983. In 1986 Donald Broom was appointed the first Professor of Animal Welfare in the world in the Department of Veterinary Medicine, University of Cambridge. He set up a research group, the Centre for Animal Welfare and Anthrozoology CAWA.

                                                Engenheiro José Augusto






Licenciado em Engenharia Zootécnica em 1998, trabalha em consultoria de projetos agrícolas há 15 anos, tendo promovido a instalação de centenas de agricultores em Portugal. Nos últimos 4 anos, tem impulsionado a empresa Agroprojectos para máxima projeção em Portugal Continental nas várias atividades agroindustriais, turismo em espaço rural e apoio à constituição de organizações de produtores. Recentemente realizou com a sua equipa técnica o primeiro estudo técnico no exterior, mais precisamente em Angola (Lubango), sendo no entanto solicitado em consultoria externa noutros países tais como Guiné Bissau, Cabo Verde e Brasil. Tem espalhado em todo o País várias parcerias de colaboração, respondendo de forma eficaz aos promotores de projetos, fazendo uso dessa rede de informação.
A empresa Agroprojectos, numa filosofia de acompanhamento dos seus clientes da “teoria à prática”, ou seja, trabalhando também na concretização dos estudos, tem potenciado a instalação de empresas agropecuárias no terreno sendo neste momento uma parte substancial da sua atividade.
                                                     Dr. Ricardo Romão
Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1998 e desde aí que tem exercido atividade clínica em animais de companhia e espécies pecuárias. Médico Veterinário Executor no Agrupamento de Defesa Sanitária de Monforte, desde Maio de 1998. Diretor Técnico na Serraleite, Cooperativa Agrícola dos Produtores de Leite de Portalegre, C.R.L., de Maio de 1998 até Julho de 1999. Entre Fevereiro e Maio de 1999, desempenhou funções na Seção de Clínicas (Médica e Cirúrgica) e na Secção de Laboratório (Hematologia e Bioquímica), no Centro Militar de Medicina Veterinária, Lisboa. Em Setembro de 1999 e até Maio de 2003 desempenhou funções como Assistente Estagiário na Universidade de Évora, leccionando as Disciplinas de Anatomia Descritiva e Anatomia Topográfica da Licenciatura em Medicina Veterinária. Neste local foi também, no mesmo período, clínico colaborador no Hospital Veterinário da Universidade de Évora. Desde Maio de 2003 desempenha funções de Assistente na Universidade de Évora, lecionando as Disciplinas de Anatomia Descritiva, Anatomia Topográfica e Exognósia do Curso de Medicina Veterinária. Continua como clínico colaborador no


Hospital Veterinário da Universidade de Évora sobretudo dedicado à cirurgia. Sócio-gerente da VetAl—Clínica Veterinária do Alto Alentejo desde 2004. Diretor Técnico da VetAl—Clínica Veterinária do Alto Alentejo desde 2005. Em 2007/2008 e 2008/2009 e 2009/2010 colaboração na Disciplina de Patologia Clínica das Espécies Pecuárias e Equinos na Universidade de Évora. Tutor da Disciplina “Atividades Complementares” do 1º semestre da Licenciatura em Medicina Veterinária da Universidade de Évora.

Professor Malcolm Mitchell


Dr. Pedro Meireles
Graduado em 2001 em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, realizou o seu programa de estágio na Califórnia em grupos privados de apoio à produção leiteira. Juntou-se à SVA (Serviços Veterinários Associados) em Junho de 2001, local onde permanece associado e mantém a sua atividade profissional enquanto médico veterinário. Também em 2001 integrou o Corpo Clínico Externo do ICBAS para a disciplina de Medicina e Cirurgia de Espécies Pecuárias. Esta parceria de docência entre a SVA e o ICBAS mantém-se no presente e foi alargada em 2008 para a disciplina de Tereogenologia Veterinária. Após realizar um programa de Gestão e Administração de Empresas, o MBA Executivo pela Escola de Gestão do Porto da Universidade do Porto em 2006-2007, promoveu e participou na redefinição estratégica, rebranding e modelo de gestão da SVA. Em 2009 promoveu a Representação e Distribuição Comercial da Escocesa BCF Technology e dos seus equipamentos de Imagiologia Veterinária. Sendo o responsável pela unidade de negócios da ecografia na SVA, desenvolveu o plano de marketing, o plano de educacional do mercado e ainda a implementação operacional dessa área de negócio no mercado nacional. Presentemente, estabeleceu uma parceria com a Zoetis para a realização de workshops em ecografia no território nacional (programa designado de ReproVisão). Desde 2010 é formador internacional da BCF Technology ministrando ações de formação em ecografia em países terceiros. Recentemente, a 9 de Outubro de 2014 foi distinguido como Veterinário do Ano, na categoria da Produção, pela revista Veterinária Atual.